“A planicidade e conforto ao rolamento de nossos pisos foram medidos e comparados com o dos concorrentes nas obras da Linha Verde. Nossos resultados foram 4 x (quatro vezes) no mínimo mais precisos que os executados por concorrentes, chegando a 12 vezes melhor este resultado”

Medição de planicidade em pavimentos rodoviários – IRI/QI

O índice de Rugosidade Internacional (IRI – International Roughness Index) foi concebido na década de 80 pelo Banco Mundial e tinha por finalidade determinar e aferir a qualidade (níveis de conforto e de segurança) dos pavimentos por ele financiados. O IRI é um sistema de controle de planicidade em pavimentos rodoviários rígidos (concreto) ou flexíveis (asfalto), através de medições dos desvios da superfície da rodovia, em relação a um plano ideal de referência.

Difundido e adotado por diversos países, a utilização do IRI tornou-se responsável pela elevação dos padrões de segurança e de conforto no rolamento das rodovias e consequente redução de custos associados aos tempos de viagem e de operação dos veículos. No Brasil, os órgãos rodoviários também se utilizam do QI (Quociente de Irregularidade), que limita a quantidade de pontos da via que não atendem à especificação. Dentre outras finalidades e vantagens do uso do IRI/QI, podemos destacar as mais importantes:

  • Estabelecer o nível de aceitação para a contratação da execução do pavimento;
  • Controlar e orientar a execução do pavimento;
  • Aferir a qualidade do pavimento construído e verificar se este atende às condições contratadas. 

A grande maioria dos aparelhos utilizados para a determinação do IRI/QI exigem longos percursos concluídos para a medição e, por esta razão, eventuais defeitos não são detectados nos primeiros metros do início da execução, pois a aferição da qualidade do pavimento somente ocorrer após a conclusão de algumas centenas de metros de um trecho completo.

A tecnologia utilizada permite que logo nos primeiros 15 metros de um trecho seja efetuada a projeção estatística da qualidade do perfil do pavimento (IRI/QI), o que permite o controle durante a execução e a implementação de aprimoramentos nos processos construtivos. Esta agilidade de controle se traduz em economia de obra, já que o IRI tende a ser alcançado mais facilmente, implicando na redução da correção de defeitos e no prazo de entrega definitiva do trecho.